Keblinger

Keblinger

Passeio pela cidade de Igarapé

sexta-feira, 8 de julho de 2011
0 comentários
     5º Encontro - Igarapé.

Dia 19 de Junho de 2011.


Nesse encontro, foi realizado um passeio pelas redondezas da Casa da Cultura (local de nossos encontros), com o objetivo de despertar o olhar dos artesãos para o que normalmente possa passar desapercebido por quem circula por ali no dia a dia. Ao término da atividade, foi trabalhado com eles as diferentes etapas do processo criativo. Em seguida, lhes foi solicitada a construção de um produto, inspirado nas impressões do passeio (o que se viu e sentiu).
Mais informações »

Produtos para o Minas Raízes - Lagoa Santa

0 comentários
13º Encontro - Lagoa Santa.

    Dia 16 de Junho de 2011.



Retomada a conversa sobre definições dos produtos a serem desenvolvidos no Programa Minas Raízes, cada artesã falou sobre sua proposta, tomando como referência o conceito de artesanato definido por elas no início do Programa.

Mais informações »

Visitas - Igarapé

0 comentários
     4º Encontro - Igarapé.

Dia 18 de Junho de 2011.


Inicio das visitas aos locais de trabalho dos artesãos de Igarapé.

Mais informações »

Classificação Aa - Lagoa Santa

0 comentários
12º Encontro - Lagoa Santa.

    Dia 15 de Junho de 2011.



Após a apresentação da produção de cada artesã, com objetivo didático de referenciar e localizar o tipo de produto desenvolvido pelo grupo, introduzimos a atividade “Aa” (Azão, azinho), criada pela Prof. Andréia Costa. Com as informações levantadas com a atividade, o grupo foi encorajado a pesquisar possíveis modificações em seus produtos que pudessem aumentar o valor agregado e torná-lo mais original.

Mais informações »

Conhecendo o Mercado

0 comentários
Visita dos artesãos de Igarapé à Belo Horizonte.


 Dia 01 de Julho de 2011.




O Grupo de Igarapé visitou o Centro de Artesanato Mineiro, no Palácio das Artes, a galeria de Arte Popular M'Boi Tatá e o Ponteio Lar Shopping. O objetivo de levá-los até esses locais foi proporcionar a eles oportunidade de tomar contato com diferentes produtos artesanais, de maneira que pudessem ampliar sua percepção de mercado, público alvo, originalidade dos produtos, acabamento, simbolismo cultural, etc.

Mais informações »

O que um bom produto artesanal deve ter? - Lagoa Santa

0 comentários
10º Encontro - Lagoa Santa.

    Dia 02 de Junho de 2011.



Foi desenvolvida com o grupo uma dinâmica que tinha como propósito definir quais são as características necessárias para se ter um bom produto artesanal. Em seguida, as artesãs iniciaram um processo de avaliação desses atributos com relação aos seus próprios produtos. Além dessa auto-avaliação, foram incentivadas a classificá-los quanto ao seu tema e utilidade.

Mais informações »

Dia de Palestra em Lagoa Santa

0 comentários
9º Encontro - Lagoa Santa.

   Dia 01 de Junho de 2011.



Este encontro contou com a ilustre participação de Renata Rosa, Secretária de Turismo e Cultura de Lagoa Santa. Renata, que também é historiadora, fez uma palestra para o grupo pontuando a história, destacando a cultura e a identidade da cidade. Renata reiterou ainda a importância dessa parceria com o Minas Raízes e destacou a importância de se agregar valor cultural ao artesanato local.

Mais informações »

Visita ao Museu de Lagoa Santa

0 comentários
8º Encontro - Lagoa Santa.

    Dia 26 de Maio de 2011.



Foi realizada uma visita ao museu CAALE - Centro de Arqueologia Annette L. Emperaire, onde as artesãs tomaram contato com o desenrolar histórico de Lagoa Santa, com destaque para a Paleontologia e Arqueologia. 

Mais informações »

Associação Forçada - Lagoa Santa

0 comentários
7º Encontro - Lagoa Santa.

    Dia 25 de Maio de 2011.



Esse encontro trabalhou o processo criativo por meio da associação forçada, levou as artesãs a criarem idéias de produtos a partir de referências inesperadas.

Mais informações »

Teia Cultural - Igarapé

0 comentários
     3º Encontro - Igarapé.


Dia 17 de Junho de 2011.


Este terceiro encontro iniciou-se com a apresentação dos crachás elaborados fora das reuniões. Em seguida, iniciou-se um exercício em que cada artesão que recebia do colega um rolo com barbante era convidado a falar sobre um ponto forte da cultura de Igarapé, formando então, uma de teia, que apelidamos de Teia Cultural. Atividade que reforçou ainda a importância da união e colaboração do grupo.

Mais informações »

Processo Criativo - Jequitibá

0 comentários
     5º encontro Jequitibá.
Dia 28 de Maio de 2011.


Foi desenvolvido um brainstorming (tempestade cerebral) levando os artesãos a pensar maneiras diversas e inesperadas de se criar usando materia prima simples e barata. Em seguida foi explicado como se funciona o processo criativo e destacada a necessidade de passar por todas as etapas antes de chegar ao produto final.

Mais informações »

Processo Criativo - Lagoa Santa

0 comentários
6º Encontro - Lagoa Santa.

    Dia 18 de Maio de 2011.



O objetivo desse encontro foi trabalhar com as artesãs as questões que envolvem o processo criativo. Após uma explicação sobre o conceito de brainstoming (tempestade cerebral), iniciou-se uma atividade prática utilizando essa técnica, numa oficina de criação.

Mais informações »

Percepções - Lagoa Santa

0 comentários
5º Encontro - Lagoa Santa.

   Dia 15 de Maio de 2011.


O foco desse encontro era trabalhar “um novo olhar” sobre as coisas do cotidiano. Foi trabalhado algumas atividades relacionadas à percepção, aos sentidos.

Mais informações »

Uso de Referências - Jequitibá

0 comentários
     4º encontro Jequitibá.


Dia 14 de Maio de 2011.


Os artesãos trouxeram o produto que desenvolveram durante a semana, inspirado no passeio pela cidade. Cada um deles foi convidado a se expressar sobre as dificuldades encontradas, a explicar o processo e indicar as referências utilizadas em sua criação. Em seguida, foram repassadas as fotos da visita, promovendo um exercício de memória do que o grupo identificou como importante, pirncipalmente com relação às cenas locais, natureza e arquitetura da cidade.

Mais informações »

Conhecendo a ED

0 comentários
1ª visita dos artesãos à Belo Horizonte.

                        Dia 06 de Maio de 2011.


Na sexta-feira, dia 06 de maio de 2011, as artesãs das cidades de Lagoa Santa e Jequitibá realizaram sua primeira visita a Belo Horizonte para conhecer a Escola de Design – UEMG e toda a equipe realizadora do Programa, coordenadores, professores e alunos.

Nesse encontro as artesãs fizeram visitas a alguns centros da ED e em seguida, o grupo participou de uma Oficina com a Professora Mônica Caram. A temática desenvolvida na oficita tratava do “despertar dos sentidos”, fazendo com que as artesãs vivenciassem experiências sensoriais e realizassem atividades de criação. Foi também uma oportunidade dos artesãos das duas cidades se conhecerem e compartilharem experiências.

Mais informações »

Minas Raízes em Igarapé

quinta-feira, 7 de julho de 2011
0 comentários
1º Encontro - Igarapé.


  Dia 06 de Junho de 2011.



Dia de apresentação do Programa aos artesãos e às autoridades locais presentes (Sr. Prefeito José Carlos Gomes Dutra e seu secretário de cultura Sr. Paulo Barbosa).

Nessa ocasião, foi apresentada a metodologia de trabalho e o cronograma das atividades e dado início às atividades de diagnóstico, por meio do cadastramento dos artesãos e registro fotográfico de seus produtos.

Mais informações »
 

Seguidores

Copyright © Programa Minas Raízes All Rights Reserved • Design by Dzignine
best suvaudi suvinfiniti suv