Keblinger

Keblinger

Escola de Design/UEMG

Mais informações »

ESCOLA DE DESIGN DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS


A Escola de Design é uma das unidades da Universidade do Estado de Minas Gerais e oferece os cursos de graduação em Design de Ambientes, Design Gráfico, Design de Produto e Licenciatura em Artes Visuais. Oferece ainda os cursos de Pós Graduação Lato Sensu em Design de Jóias, Design de Móveis, Gestão do Design para a Micro e Pequena Empresa, O Mestrado em Design e mantém, em parceria com a UFOP e o CETEC, o Mestrado/Doutorado REDEMAT, em Engenharia de Materiais.

Além das atividades de ensino, a Escola de Design desenvolve atividades de pesquisa e extensão através de seus Centros, Laboratórios e Núcleos.

Pioneira no ensino de design, primeira no Estado e segunda no País, a Escola de Design foi uma das mais importantes iniciativas que marcaram o design mineiro.

Desde sua criação (1964) e principalmente a sua incorporação à recém criada Universidade do Estado de Minas Gerais (1990) vem prestando serviços educacionais à comunidade na área de Educação e Cultura, por meio de cursos de formação profissional de nível superior e projetos culturais, atendendo seus compromissos com instituições externas e comunidades, na busca de novos caminhos para a aprendizagem contínua, proporcionando oportunidade de especialização e atualização de suas habilitações destinadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional. A Escola tem ainda explorado as relações design – sociedade, criando uma cultura de inserção do design na concepção e diferenciação de produtos e serviços, não somente no Estado de Minas Gerais. Seus egressos têm ocupado postos de destaque no cenário nacional e vencido concursos nos vários setores de design, tanto do país quanto no exterior.

Desde a sua origem o curso de design vem assumindo características diferenciadas e uma expressividade que caracterizam e constituem o caráter dominante de sua identidade. Identidade esta construída sobre uma história que deve ser preservada e assumida em sua plena significação, como parte da totalidade que constitui a Universidade do Estado de Minas Gerais.

A Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG foi criada pelo art. 81 das Disposições Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais, em 1989, como entidade pública, sob a forma de Autarquia, com Reitoria na Capital e Unidades localizadas nas diversas regiões de Minas Gerais. O § 1º do Art. 82 facultou às Fundações Educacionais de Ensino Superiores, instituídas pelo Estado, optarem por serem absorvidas como Unidades da UEMG. As Unidades compostas pela FUMA - Fundação Mineira de Arte, Fundação Guignard e Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Minas Gerais, já mantidas pelo Estado, foram incorporadas à UEMG como Escola de Design, Escola de Música, Escola Guignard e Faculdade de Educação.

Os princípios básicos fundamentais da UEMG são a inserção nas políticas públicas, a promoção social, a parceria com a sociedade civil, o compromisso com a qualidade e avaliação permanente e tem como missão cultivar o saber universal, relacionando-o às vocações regionais do Estado de Minas Gerais; tornar-se fórum dinamizador da cultura, ciência e tecnologia, de modo a favorecer o intercâmbio e a integração dos setores da sociedade e das regiões do Estado; disseminar fatores de elevação da qualidade de vida, beneficiando a maioria da população e contribuir para a redução das desigualdades sociais.

A experiência de funcionamento da Universidade do Estado de Minas Gerais, por duas décadas, permite afirmar que esta Instituição representa, hoje, uma alternativa concreta e rica de aproximação do Estado mineiro com suas regiões. A UEMG, estendendo-se em todo o Estado, poderá acolher e apoiar as populações de Minas onde elas vivem e produzem. Por sua vocação regional, a UEMG torna-se, portanto, interlocutora das comunidades de Minas junto ao setor público, buscando soluções e oferecendo apoio na formatação e implementação dos projetos de desenvolvimento, através do ensino, da pesquisa e da extensão.



Mais informações »
 

Seguidores

Copyright © Programa Minas Raízes All Rights Reserved • Design by Dzignine
best suvaudi suvinfiniti suv